" />

ERA UMA VEZ O CINEMA


A Bela da Tarde (1967)

cover A Bela da Tarde

link to A Bela da Tarde on IMDb

País: França, 100 minutos

Titulo Original: Belle de Jour

Diretor(s): Luis Buñuel

Gênero(s): Drama

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.7/10 (36744 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Prêmios Bodil - Copenhague, Dinamarca

Bodil de Melhor Filme Europeu (Luis Buñuel)

Sindicato Francês dos Críticos de Cinema, França

Prêmio de Melhor Filme (Luis Buñuel)

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio Leão de Ouro (Luis Buñuel)

Prêmio Pasinetti de Melhor Filme (Luis Buñuel)

Sinopse: Séverine e Pierre Sérizy são casados, mas a vida íntima do casal não é satisfatória.  Ele, médico, a ama muito, gostaria que tivessem um filho e, com freqüência, a sente um pouco distante.  Ela, por outro lado, constantemente é atacada por sonhos e pensamentos sadomasoquistas.  Esses sonhos são reforçados por insinuações feitas por dois amigos do casal, Henri Husson e sua amante, Renée.

Certo dia, depois de jogar uma partida de tênis, Séverine é assediada por Husson, que chega a lhe mandar flores.  Na oportunidade, o assunto prostituição vem à tona e Husson comenta que costumava freqüentar o bordel de Madame Anaïs, na Cité Jean de Saumur, nº 11, onde as mulheres eram belas damas da sociedade.

No dia seguinte, curiosa, ela vai até o local onde, depois de muito hesitar, termina entrando para conversar com Madame Anaïs.  Esta a acha uma bela e fina mulher e a estimula a trabalhar na casa.  Séverine diz que só pode ficar lá entre 14 e 17 horas, o que leva Anaïs a propor-lhe o apelido de "Belle de Jour".  Na oportunidade, é apresentada a suas duas novas colegas, Charlotte e Mathilde.

Seus primeiros clientes são o industrial, Sr. Adolphe, o Prof. de ginecologia, Henri, um cliente asiático e um duque.  Cada um tem sua fantasia ou tara, como, por exemplo, o professor se veste de mordomo e a pede que o insulte; já o duque a leva ao seu castelo, onde faz com que Belle de Jour se deite num caixão, como se fosse sua filha morta.  Há, ainda, o caso de um gângster, Marcel, que a maltrata, mas que nutre por ela uma paixão doentia.

As coisas se complicam quando, certo dia, chega ao bordel de Madame Anaïs, Husson, o amigo da família.  Este, surpreso, lhe fala de sua decepção, dizendo-lhe que a desejava por vê-la como uma pessoa pura e de virtudes e se nega a ter qualquer envolvimento com ela.  Na saída, garante-lhe que não falará nada a Pierre, seu marido, e joga sobre um móvel o dinheiro devido por ter estado com ela.  Tal encontro faz com que Séverine diga à Madame Anaïs que não mais voltará a trabalhar no bordel.

Enquanto Séverine se achava no quarto com Husson, Marcel a procura e, ao saber que ela se achava ocupada, resolve aguardá-la na rua.  Assim, quando ela sai, sem que perceba, é seguida por Marcel até sua casa.  Logo depois que entra, o gângster bate à sua porta.  Ela lhe suplica que vá embora.  Depois de dizer-lhe que vai esperar seu marido, ele muda de idéia e sai exigindo que, num prazo de três dias, ela o procure no Hotel du Bois.

Pouco tempo depois, ela ouve vários disparos e, ao olhar pela janela de seu apartamento, vê o marido estendido na calçada, enquanto Marcel foge de carro em alta velocidade.  Perseguido pela polícia, o gângster termina morto.  Enquanto isso, Pierre é prontamente atendido e sobrevive.

Uma vez totalmente recuperado e já em casa, o casal faz planos para passar as próximas férias nas montanhas.

Elenco: